Início Destaque

Aparição de mercúrio e eclipse lunar poderão ser vistos a olho nu em TL

0

A primeira semana de junho terá dois fenômenos astronômicos que poderão ser vistos a olho nu em Três Lagoas. O primeiro acontece na quinta-feira (4) quando mercúrio aparecerá no céu, já o eclipse lunar poderá ser visto na sexta-feira (5).

A aparição de mercúrio acontece porque o planeta estará afastado do sol em 23° no oriente, movimento chamado de elongação máxima oriental. Será possível observar o espetáculo a olho nu e poderá ser melhor visto ao entardecer. A dica dos especialistas é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr.

Na sexta-feira (5) o evento celeste que será visível será o eclipse lunar penumbral, este fenômeno acontece porque a lua vai passar por uma área parcialmente iluminada da terra, chamada de penumbra. Durante a passagem, a Lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.

Esse tipo de eclipse é mais sutil. Diferente de outros eclipses, a Lua continua totalmente visível, ficando apenas menos brilhante. É necessário olhar atentamente para perceber as ligeiras mudanças.

Para visualizar este fenômeno, também basta olhar para o céu entre às 17h e 21h, e torcer para não estar nublado.