Início Esporte

Após teste na Supercopa, Uefa libera presença de torcedores · Notícia · Máquina do Esporte

0

A Uefa irá liberar a presença de torcedores em suas partidas internacionais a partir da semana que vem. A medida está restrita para as cidades em que os governos autorizarem e apenas 30% do estádio poderá ser ocupado.

O sistema que o órgão testou o jogo da Super Copa realizada em Budapeste no dia 24 de setembro foi considerada um sucesso.

“A decisão de hoje é um primeiro passo sensato que coloca a saúde dos fãs em primeiro lugar e respeita as leis de cada país”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, que também pontuou que a presença de torcedores visitantes segue proibida.

Champions League poderá ter a presença de torcedores nos estádios – Foto: Divulgação

“Enquanto todos nós enfrentamos um inimigo comum com a Covid, cada país tem abordagens diferentes e desafios diferentes a qualquer momento. Esta decisão permite muito mais flexibilidade local para lidar com a admissão de fãs do que anteriormente, sempre respeitando a avaliação das autoridades locais”.

De acordo com o dirigente, a escolha da quantidade de torcedores e da presença do público será determinada pelos países, não pela Uefa.

“Cerca de 27 países do continente europeu já permitem, até certo ponto, a admissão de torcedores. Esta decisão permitirá uma abordagem coerente em base de país por país e não em base de competição por competição, o que às vezes era difícil de entender para os torcedores”.

Ceferin defendeu, ainda, que o retorno do público aos estádios é uma forma de trazer “mais esperança” às pessoas. 

“Nestes tempos difíceis, é importante trazer mais esperança e paixão de volta à vida dos torcedores de futebol e nós os instamos a se comportarem adequadamente e respeitarem as medidas sanitárias em vigor para sua própria saúde e para a saúde de seus companheiros de clube ou torcedores da seleção nacional”.

Fonte