Início Esporte

Campanha tenta resgatar fotos antigas da Igreja São Benedito – Arquitetura

0
Atualmente na Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) possui apenas uma foto dos anos 2000.

Atualmente as memórias fotográficas da Comunidade Tia Eva são escassas, o que gera uma dificuldade para a equipe que desenvolve da Igreja de São Benedito e a requalificação do seu entorno. Por isso, o grupo iniciou uma campanha onde toda a população pode participar. O foco é enriquecer a história do local resgatando fotos antigas do local.

Segundo a equipe que desenvolve o projeto, atualmente na Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) possui apenas uma foto dos anos 2000, e na própria comunidade também não se tem fotos mais antigas, fator que motivou o grupo criar a campanha. “Tivemos a ideia de criar a campanha com o foco de recuperar essa memória iconográfica, e assim podermos ver quais transformações ocorreram com o passar do tempo, se existiam outros elementos que se perderam, como era a utilização em torno do local pelas pessoas entre vários outros pontos que podem enriquecer e muito nosso projeto,” ressalta o Arquiteto e Urbanista João Santos.

Como ajudar – Se você tem fotos antigas, vídeos ou algum registro da Igreja de São Benedito e da Comunidade Tia Eva, ajude a equipe do projeto a contar a história. É bem simples, poste seu registro e marque @projetotiaeva pelo Instagram ou Facebook ou mande pelo direct.

Entenda o projeto – Recentemente o Lado B mostrou os detalhes do projeto, que é coordenado pelo arquiteto Eduardo Melo, que é mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos, ao lado dos profissionais arquitetos João Santos, Regina Maura Lopes Couto Cortez e o engenheiro Luiz Henrique Dantas da Silva.

A escolha da Igreja de São Benedito para receber um projeto de restauro, se deu pela sua relevância histórica e cultural e por estar diretamente relacionada as manifestações culturais da comunidade, “que é detentora da memória coletiva daquele território”, enfatiza Eduardo.

Confira a reportagem completa aqui.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.



Fonte