Início Destaque

Carteira do Idoso: conheça o benefício e saiba como obter

0

Você sabia que a partir dos 60 anos pode ser solicitada a Carteira do Idoso?

Os idosos que recebem até dois salários mínimos ou não possuem comprovação de renda, podem viajar de forma gratuita ou com até 50% de desconto no valor das passagens interestaduais do ônibus.

Onde fazer essa solicitação?

Para solicitas o benefício, o idoso acima de 60 deverá ir até um Órgão de Assistência Social do seu município ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O que é necessário levar para fazer essa solicitação?

O idoso ao fazer o pedido, deve ter o Número de Identificação Social (NIS) e o número de credenciamento no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, sendo este aquele instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.

É necessário também que além destes dois documentos obrigatórios, o idoso precisa ter em mãos:

  • O contracheque do seu pagamento;
  • O carnê de comprovação da previdência social;
  • O extrato do pagamento do benefício ou uma declaração do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS),
  • A carteira de trabalho com anotações atualizadas.

Tendo toda a documentação requisitada em mãos é necessário também ficar atento as datas, pois o idoso poderá apenas solicitar sua Carteira 90 dias após o credenciamento ou após a atualização de seus dados cadastrais.

Essa carteira do idoso pode levar até 120 dias para ser entregue, mas, caso o idoso tenha urgência em sua viagem poderá ser fornecido a ele uma declaração provisória, a qual possui a mesma função da Carteira do Idoso.

Não esquecendo de ficar atento pois, a solicitação do bilhete de desconto ou da passagem deverá ser feita com no mínimo três horas antes de sua embarcação.