Início Tecnologia

Como usar a digitação por voz para escrever textos no Word

0

Não quer usar o teclado? Sem problemas: o Microsoft Word para computadores e navegador possui um recurso de digitação por voz. Basta ativar o modo “Ditar” e possuir um microfone conectado para que o software identifique as palavras faladas na língua portuguesa e faça a transcrição em um documento de texto.

Além da transcrição, o Word reconhece alguns comandos falados para a pontuação. Por exemplo: ao falar “ponto final”, o programa insere um ponto ao final da frase. O mecanismo é capaz de compreender símbolos gramaticais, matemáticos e de moedas. Para conferir a lista completa de comandos, clique aqui. A seguir, veja como utilizar a digitação por voz no Word para navegador e computador.

Word: como usar a digitação por voz

Passo 1: abra um documento no Word. No canto superior direito, clique na opção “Ditar”;

Ative a função para ditar (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, uma caixa será aberta, sinalizando que o reconhecimento da voz está ativo. É possível movê-la pelo documento;

Comece a falar (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: comece a ditar o seu texto. A ferramenta identifica a sua voz e faz a conversão em texto. Aproveite para falar algumas pontuações em voz alta para que estejam presentes no documento de forma automática;

Acompanhe a transcrição em tempo real do texto (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: para alterar o idioma de reconhecimento, clique no ícone de engrenagem e selecione uma das opções. Para sair do modo de voz, pressione o ícone de “X” na caixa destacada.

Escolha entre as opções de idiomas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Já utilizou o recurso? Comente a experiência!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Fonte