Início Esporte

Corinthians vira solução para ‘apagão’ da Globo · Notícia · Máquina do Esporte

0

A Globo voltou a usar um velho remédio para não perder a audiência com o futebol. A emissora aderiu a uma maratona de jogos transmitidos do Corinthians para a região metropolitana de São Paulo. A aposta no parceiro tem servido como arma para a emissora tentar reduzir o impacto da perda de direitos de transmissão no Brasil, especialmente com a ida da Libertadores ao SBT.

Na segunda-feira (5), a emissora fez mais um uso do time paulista ao mudar o horário de transmissão da partida entre o Corinthians e o Athletico Paranaense. Antes marcado para as 20h30 da quarta-feira (14), o duelo passou para as 21h30 e, portanto, será exibido em TV aberta pela emissora carioca. O próprio canal já anunciou que fará a cobertura do jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Corinthians e Bahia marcou o início das transmissões do time paulista na quarta à noite – Foto: Ag. Corinthians

Caso não fizesse a mudança, os torcedores não teriam como assistir ao jogo pela televisão. O Athletico Paranaense tem acordo com o Esporte Interativo, e o Corinthians com o Sportv para a TV fechada. E o time de Curitiba não possui acordo com a Globo para a exibição de jogos pelo Premiere, o sistema de pay-per-view.

A emissora já havia deslocado partidas do Corinthians do fim de semana para a noite de quarta para frear os avanços do SBT durante o horário com jogos de Palmeiras e São Paulo pela Libertadores. Com a medida, o time do Parque São Jorge já teve seis dos seus 13 jogos do Brasileirão exibidos em TV aberta. Com a partida do Athletico, serão mais três jogos dessa maneira em sequência: o duelo contra os paranaenses no dia 14, contra o Flamengo no dia 18 e contra o Vasco, dia 21.

O clube permanecerá em alta na emissora após a sequência, mas em outro campeonato. Pela Copa do Brasil, o Corinthians enfrentará o América Mineiro em dois jogos marcados às 21h30 de quarta-feira, que deverão contar com a Globo.

A estratégia de excessos com o Corinthians tem funcionado parcialmente. Para bater a Libertadores no SBT, o objetivo foi cumprido: nas três ocasiões, a Globo teve mais do que o dobro de audiência em relação à emissora rival. Por outro lado, os números corintianos estiveram em uma sequência de declínio. Foram 24 pontos no primeiro jogo, 22 no segundo e 21 no terceiro, número pouco animador para o futebol da Globo em uma quarta-feira, especialmente com o time mais popular.

Além do excesso, atrapalha a estratégia o mau momento vivido pelo Corinthians. A equipe paulista luta na parte de baixo da tabela e tem apresentado futebol ruim, inclusive com uma sequência de dois empates sem gols, longe de animar os fãs.

Fonte