Início Destaque

Detergente de castanha de caju elimina larvas do mosquito da dengue

0

Um detergente feito à base do líquido da casca da castanha do caju ,que em contato com a água, elimina as larvas do mosquito da dengue é a grande novidade que vem da pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O trabalho é desenvolvido por alunos coordenados pela Professora Doutora Alexeia Barufatti. A pesquisa conta com o financiamento do PPSUS por meio da Fundect.

A professora explica que o trabalho do grupo começou em 2015 quando foram realizados os primeiros experimentos com o líquido extraído durante a torra da castanha do caju. O grupo de pesquisa é formado por alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado, pós-doutorandos, além de docentes da UFGD, UFMS e da UNIFESP.

Segundo o biólogo e pós-doutorando da UFGD, Bruno Amaral Crispim, a ideia é que o composto seja utilizado como um detergente normal nas atividades domésticas, e que indiretamente cumpriria com o objetivo de eliminar as larvas do mosquito Aedes Aegypti.

“A partir do óleo da castanha de caju fizemos alterações químicas que tornaram este produto um detergente, que após testes de efeito larvicida, ficou comprovado sua eficácia no combate às larvas do mosquito. Também realizamos testes de efeito ambiental onde verificamos que este produto ao chegar aos rios e córregos apresenta pouca ou nenhuma toxicidade em organismos não alvos tais como algas, peixes e crustáceos”, salientou.