Início Esporte

Discovery perde disputa e não rompe contrato com a liga alemã · Notícia · Máquina do Esporte

0

Bayern é o atual campeão da Bundesliga (Foto: Facebook.com/BundesligaOfficial)

O grupo de mídia Discovery não teve sucesso na tentativa de rescindir o contrato com a Liga Alemã de Futebol (DFL) para os direitos nacionais da Bundesliga, de acordo com uma decisão tomada na última semana por um órgão de arbitragem esportiva alemão. 

A disputa foi a um tribunal da Instituição Alemã de Arbitragem (DIS), onde três árbitros – um nomeado pela DFL, um pelo Discovery, e um independente – decidiram que a rescisão pelo Discovery não era válida. 

Em declaração, a DFL disse que a decisão do tribunal serve como sentença final entre as partes e que o contrato de direitos com a emissora ainda está em vigor. 

Em 2017, o grupo de mídia adquiriu os direitos de 45 jogos ao vivo da Bundesliga, de 2017-18 a 2020-21. Entretanto, antes da temporada 2019-20, a empresa sublicenciou todos os seus direitos das últimas duas temporadas à DAZN. 

Quando a Bundesliga foi suspensa devido à pandemia de Covid-19, a liga renegociou todos os seus acordos de direitos domésticos, com exceção do acordo com o Discovery. O grupo de mídia decidiu tentar rescindir o contrato usando uma cláusula de “rescisão especial” que achava que era aplicável devido à situação. 

“O Discovery toma nota da decisão do painel de arbitragem. As razões para a decisão arbitral ainda estão pendentes. Dada a natureza jurídica e comercial deste assunto, não faremos mais comentários neste momento”, afirmou a empresa à SportBusiness. 

O DFL fechou dois acordos de curto prazo na Alemanha com o DAZN e a gigante do varejo online Amazon para os direitos não exclusivos dos 10 jogos dos jogos restantes da temporada 2019-20. 

A decisão agora levanta os questionamentos sobre quem transmitirá o pacote de 45 partidas em 2020-21, devido às dúvidas sobre a validade do acordo de sublicenciamento do DAZN com o Discovery.

Fonte