Início Geral

Doação de Embaixadora da Boa Vontade do PNUD fortalecerá comunidades vulneráveis no Piauí

0

Para colaborar com o governo do Piauí e fortalecer o combate à COVID-19, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de recursos doados pela atriz japonesa e Embaixadora da Boa Vontade Misako Konno, apoia a aquisição e distribuição de máscaras artesanais produzidas localmente para grupos do Território Planície Litorânea do estado. Serão mais de 9 mil máscaras  distribuídas à população.

A atriz japonesa Misako Koono é Embaixadora da Boa Vontade do PNUD desde 1998. Foto: PNUD

Em março de 2020, o governo do Piauí decretou estado de calamidade pública devido à pandemia da COVID-19 em todo o seu território como forma de prevenir os efeitos adversos do novo coronavírus.

Para colaborar com o governo local e fortalecer o combate ao vírus, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de recursos doados pela atriz japonesa e Embaixadora da Boa Vontade Misako Konno, apoia a aquisição e distribuição de máscaras artesanais, produzidas localmente, para grupos do Território Planície Litorânea do estado. Serão mais de 9 mil máscaras  distribuídas à população.

Com a ação, o PNUD fortalecerá a distribuição de máscaras artesanais para a população em situação de vulnerabilidade e, assim, colaborará com a prevenção da transmissão da COVID-19 no Território.

Para a iniciativa, serão contratados pequenos grupos de artesãos locais que  produzirão as máscaras. Dessa forma, será assegurada a inclusão produtiva da comunidade local e a geração de renda e trabalho para pequenos produtores em um momento de retração econômica. Ao todo, serão destinados 10 mil dólares para a iniciativa.

Todo o procedimento de confecção das máscaras reutilizáveis será realizado em articulação com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos municípios e entidades reconhecidas pelos Conselhos Municipais de Assistência Social.

A preferência será atender famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional e famílias atingidas pela crise nos 11 municípios do Território Planície Litorânea, região que abriga 265.202 habitantes e tem mais de 75 mil habitantes na zona rural, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

A confecção das máscaras seguirá as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atenderá as normas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parceria

Desde 2018, o PNUD atua diretamente do Piauí, por meio de um escritório de projetos. Em parceria com o governo do estado, a sociedade civil organizada e o setor privado, o escritório fornece apoio para o desenvolvimento de ações e parcerias com foco na implementação e fortalecimento de políticas que dialogam com o desenvolvimento econômico inclusivo, social e ambiental, de forma integrada.

Com a ação no Território Planície Litorânea, o PNUD amplia as atividades no Piauí, por meio da resposta integrada da organização à COVID-19.

Nesse contexto, o PNUD não só cobriu o território mais afetado pela pandemia, como também articulou a participação da iniciativa privada, em conjunto com a Votorantim, que coordenou ação semelhante no Vale do Itaim, onde mantém atividade empresarial.

Misako Koono é Embaixadora da Boa Vontade do PNUD desde 1998. Desde então, colabora com a organização na promoção do desenvolvimento em países de diferentes regiões, com foco, particularmente, no empoderamento de jovens, meninas e mulheres.




Fonte