Início Destaque

Equipe do Castramóvel inicia atendimento na Escola da Vila Piloto

0

Desde segunda-feira (25), a unidade móvel de atenção à saúde de cães e gatos, popularmente conhecida como “Castramóvel”, encontra-se instalada no pátio da Escola Municipal Professora “Maria de Lourdes Lopes”, na Rua 24 S/N, na Vila Piloto II.

Concluída a instalação, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, responsável pelo Castramóvel e coordenada pelo médico veterinário Everton Ottoni, iniciou os procedimentos de castração de cães e gatos machos, na manhã desta terça-feira (26).

“Pelo número de procedimentos já agendados, perto dos 40, já podemos prever que a demanda será grande aqui na Vila Piloto porque a população passou a entender o verdadeiro significado de posse responsável de animais de estimação”, comentou Ottoni. A equipe do Castramóvel conta também com a participação de um grupo de alunos estagiários de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas AEMS e o atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Todos os procedimentos continuam sendo pré-agendados, pessoalmente, junto à equipe do Castramóvel, ou pelos telefones (67) 3929-1803 e (67) 99200-2638 do CCZ. “Cães e gatos machos, a partir dos seis meses de idade podem ser castrados e os donos dos animais recebem todas as recomendações de cuidados necessários que devem ter, antes e após a castração”, orientou o médico veterinário do CCZ.

POSSE RESPONSÁVEL

Em meio aos procedimentos, a equipe do Castramóvel, por onde já passou, tem orientado os donos de animais de estimação quanto ao significado e deveres da posse responsável.

“Infelizmente, apesar de tantas campanhas sobre a posse responsável, tem gente que não está nem aí e abandona cães e gatos por aí”, comentou o aposentado Laudualdo dos Santos, morador na Vila Piloto.

Já o morador da Vila Alegre, Nelson Soares, agendou por telefone a castração do seu cachorro, um mestiço de fox paulistinha com dálmata. “O pessoal do CCZ foi muito atencioso ao telefone, explicou tudo direitinho e meu cachorro já está castrado. Estou só esperando passar o efeito da anestesia”, contou.

“Este serviço é muito caro nas clínicas veterinárias particulares. Por isso, muito bom podermos contar com estes serviços da Prefeitura de Três Lagoas”, disse o morador da Vila Alegre.

*Assecom