Início Política

Papo de Política #65: a ‘bolsonarização’ das instituições | Papo de Politica

0

Você pode ouvir o Papo de Política no Click3l, no Spotify, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o Papo de Política para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Natuza Nery, Julia Duailibi e a convidada da semana, Ana Flor, trazem para o Papo de Política um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nas instituições brasileiras: a influência do presidente Jair Bolsonaro. O exemplo da semana é o caso do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques, que produziu um documento não oficial questionando o número de mortos pelo coronavírus no Brasil – relatório que foi usado por Bolsonaro para, erroneamente, dizer que há um exagero nas notificações de mortes pela doença.

No episódio, também há um bastidor sobre a Copa América, que tem movimentado o mundo da política e do esporte. Bolsonaro chegou a ser orientado por um ministro de que o apoio ao torneio seria mais uma polêmica à vista. O interlocutor até comparou a uma granada que o presidente pegaria no colo e puxaria o pino. Ana Flor conta a resposta do presidente ao ministro.

Ainda sobre o Bolsonaro, Natuza, Julia e Ana analisam as projeções eleitorais para a disputa presidencial do ano que vem e trazem uma novidade. O nome da senadora Simone Tebet vai começar a ser testado nas pesquisas internas feitas pelo MDB.

Outro tema que tem ocupado o noticiário é a CPI da Covid, que esta semana decidiu convocar o deputado federal Osmar Terra (MDB – RS). O Papo de Política analisa a trajetória dessa figura que já foi comunista, circulou pelos diferentes governos e que agora virou voz relevante ouvida pelo presidente Bolsonaro, sobretudo em questões relacionadas ao negacionismo da pandemia do coronavírus. Terra tem ecoado, desde 2020, ideias já ultrapassadas pela ciência, como a defesa da imunidade de rebanho.

Além do podcast, você pode assistir ao Papo de Política todas as quintas às 23h30, na GloboNews.

O QUE SÃO PODCASTS? 🎧

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça — e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Podcast Papo de Política: Maju Coutinho, Natuza Nery, Andréia Sadi e Julia Duailibi — Foto: Globo

Fonte