Início Política

PGR pede providências do governo para conter novas cepas do vírus | Política

0

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao governo federal que tome providências para controlar a disseminação de novas cepas do Sars-Cov-2 nos transportes terrestre, aquaviário e aéreo de passageiros, sejam nacionais ou internacionais.

O ofício foi encaminhado ao ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, pela subprocuradora-geral da República Célia Regina Delgado, coordenadora do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac).

No documento, ela afirma que as medidas devem ser adotadas especialmente para viagens que passam por locais em que foram identificadas variantes do vírus – como no Amazonas, dentro do Brasil, e em países como Reino Unido e África do Sul.

Pacientes de covid-19 no hospital Gilberto Novaes em Manaus — Foto: Felipe Dana/AP

A subprocuradora também diz que as restrições nos transportes de passageiros “têm sido impostas por diversos países de forma crescente”, para evitar a entrada de viajantes, inclusive brasileiros, que possam ter tido contato com novas cepas do vírus.

Cópias do requerimento foram encaminhadas ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; ao ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; e ao diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Torres.

O Giac pede que os órgãos públicos prestem informações sobre as medidas de biossegurança que vêm sendo tomadas no transporte de pacientes do Amazonas, onde o sistema de saúde está colapsado devido ao aumento de casos e à falta de oxigênio nos hospitais, a outros Estados.

A subprocuradora “alerta para notícias de propagação da variante identificada nos estados da Amazônia brasileira” e manifesta preocupação com o “recrudescimento da pandemia, em um cenário em que sequer se tem posicionamento científico conclusivo sobre a eficácia das vacinas para essas novas variantes”.

Fonte