Início Esporte

Três Lagoas passa a ter 20 leitos de UTI para Covid-19

0

DEMANDA

Ativação de mais leitos de UTI é reflexo do aumento de casos de Covid na cidade

Mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento de pacientes com Covid-19 foram reativados nesta semana no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas. A medida é reflexo do aumento de casos de Covid- 19 no município, que chegou a atingir no final de 2020, 100% da taxa de ocupação dos 10 leitos do hospital. Agora, com a habilitação de mais 10, o Auxiliadora passou a ter 20 leitos ativos para atender os casos de Covid.

Apesar do aumento significativo de casos positivos de Covid-19, nos últimos dias, segundo a secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio, atualmente, o hospital não está com 100% dos leitos de UTI ocupados. A grande preocupação das autoridades deve-se ao aumento de casos ativos, de pacientes em tratamento contra o vírus, que já ultrapassou os 1,1 mil nesta semana. O aumento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está atrelado também as festividades de final de ano, que culminou com muitas pessoas deixando o isolamento social, e se aglomerando em comemorações.  Do início da pandemia até agora, mais de 4,7 mil casos de Covid-19 foram registrados em Três Lagoas.

O presidente da Câmara Municipal e representante do Legislativo no Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o médico Cassiano Maia, disse que desde o início da pandemia, a prefeitura adquiriu 40 respiradores. Inicialmente, 20 foram ativados, depois o Ministério da Saúde desabilitou dez, pelo baixo uso. Mas, agora, como precaução, e caso haja necessidade, os 20 estão prontos para serem utilizados.

Cassino explicou que o custo para se manter os leitos de UTI habilitados é muito alto. Por isso, as autoridades estão fazendo um acompanhamento, e monitorando sobre a necessidade de habilitação dos demais, conforme a demanda, o aumento de casos.  



Fonte