Início Destaque

Três Lagoas vai contar com sistema “Drive Thru” para teste da Covid-19

0

Durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (20), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que as cidades de Três Lagoas e Dourados vão dispor em breve da estrutura de “drive thru” para testes do coronavírus, seguindo o modelo que já está em funcionamento em Campo Grande.

“Estamos avançando em Dourados só falta o preparo da equipe e pessoal para começar a funcionar (drive thru) e depois vamos implantar em Três Lagoas”, disse o secretário, durante divulgação do boletim epidemiológico de hoje (20).

De acordo com a logística implementada na Capital, para realizarem o teste, as pessoas primeiramente passam por triagem no “Disk Covid”. Os exames são feitos dentro do carro, sem contato entre o paciente e profissionais de saúde.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por mensagem por celular, com a data, o horário e o local. O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por mensagem (celular).

Até o momento, foram testadas 387 pessoas neste modelo em Campo Grande na primeira semana, com 9 casos positivos e 378 descartados. A secretária estadual adjunta, Cristinne Maymone, também comentou que este sistema de “drive thru” aumenta as possibilidades de testagem no Estado.

Geraldo também garantiu que o Estado tem um estoque de mais de 5 mil testes e que inclusive vai buscar mais 10 mil no Rio de Janeiro, junto a Fiocruz.

Em relação aos testes rápidos, enviados pelo Ministério da Saúde, o foco inicial foram os servidores da área de saúde e segurança, mas o secretário já adiantou que em breve a estratégia será usar estes itens em pacientes com sintomas, acima de 60 anos.