Início Geral

UNOPS promove curso em gestão de projetos para ministérios públicos brasileiros

0

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) iniciaram a primeira turma do curso virtual de Gestão de Projetos na semana passada (17).

A turma é formada por 40 integrantes de ministérios públicos de diferentes estados. Com duração de duas semanas, as aulas são ministradas por Mario Trentim, consultor do UNOPS com mais de 15 anos de experiência.

UNOPS e Conselho Nacional do Ministério Público oferecem curso de gestão de projetos para ministérios públicos. Foto: StartupStockPhotos

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) iniciaram a primeira turma do curso virtual de Gestão de Projetos na semana passada (17).

A turma é formada por 40 integrantes de ministérios públicos de diferentes estados. Com duração de duas semanas, as aulas são ministradas por Mario Trentim, consultor do UNOPS, professor e autor de livros nas áreas de gestão de projetos, estratégia e inovação com mais de 15 anos de experiência.

A cooperação entre as organizações se dá através do apoio do UNOPS a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP com o intuito de ampliar a capacidade dos membros do Ministério Público na área de gestão de projetos. Além disso, ainda foi disponibilizado pelo UNOPS uma formação em gestão de projetos online com duração de duas horas que está disponível na intranet do CNMP.

Na abertura do curso, a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, afirmou que o UNOPS é um organismo com grande experiência na área de gestão de projetos e que é uma honra compartilhar esses conhecimentos com os ministérios públicos brasileiros. Ela lembrou ainda que UNOPS também apoia o Ministério Público do Trabalho (MPT) no planejamento e na estruturação de ações de infraestrutura, compras sustentáveis e gestão de projetos.

De acordo com a promotora de Justiça e membro auxiliar da CPE, Ana Lara Camargo, “a CPE identificou o UNOPS como parceiro ideal pela sua particular expertise na gestão de projetos com viés em sustentabilidade e atenção a elevados padrões de proteção aos direitos humanos”.

O procurador do trabalho que também atua na CPE, Carlos Eduardo de Andrade, afirmou que esta parceria está alinhada ao Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro. “A parceria completa com perfeição o programa estratégico da promoção da cultura de resultados por meio de projetos e atividades inovadoras”.

A procuradora do Trabalho de São Paulo, Catarina Von Zuben, comentou que quando decidiu participar do curso não tinha noção da importância do tema em seu trabalho, mas que logo percebeu como os conhecimentos em gestão de projetos podem ser úteis. Ela ainda parabenizou o UNOPS e o CNMP pela iniciativa.

O procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Alexandre Lima Raslan, afirmou que “a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar o hábito de planejar nos permite alcançar outro nível de eficiência funcional”. Segundo ele, a experiência do curso mostrará “novos e melhores caminhos para a execução de ideias que poderão levar o Ministério Público a estabelecer prioridades e, enfim, bem executá-las”, concluiu o procurador.




Fonte